14 de agosto de 2012

Professor constrói laboratório de informática sem gastar nada

Todos envolvidos com educação sabem da dificuldade de montar e manter funcionando um laboratório de informática sem gastos elevados para a entidade de ensino. Um professor americano, Robert Litt, utilizando computadores reciclados e software livre conseguiu colocar em prática seu projeto pedagógico nos EUA. Ele é um fã de tecnologia e acredita que ela é uma parte importante da educação de seus alunos. Em 2007, Robert adquiriu 18 computadores doados. Mas esses computadores estavam num estado pior do que ele esperava. Os sistemas operativos instalados eram lentos demais para aquelas máquinas. Alguns computadores tinham vírus ou malware. Os alunos ficaram frustrados.

A maioria dos problemas dos computadores poderiam ser corrigidos limpando-se os discos e reinstalando o sistema operacional, mas a compra de um novo software para cada computador doado seria proibitivamente caro. Então, Robert começou a pesquisar as opções mais acessíveis. Um amigo que trabalhava com computadores sugeriu que ele usasse um sistema operacional livre, entre váras opṍes sugeriu o GNU/Linux . Como nunca tinha se aventurado no mundo do software open-source, Robert mergulhou na internet para obter ajuda. Ele foi acolhido por um grupo de usuários de GNU/Linux, um grupo amigável de pessoas dedicadas a ajudar aqueles que estão começando a trabalhar com software livre.

Com a ajuda recebida foi instalando o GNU/Linux em suas 18 máquinas doadas. A diretora viu animada e os alunos também. A escola decidiu dar a Robert quatro horas de licença de ensino por semana para que ele tivese tempo para encontrar mais computadores para deixar seu laboratório mais completo. E assim, Robert tornou-se um "professor em missão especial", como ele mesmo diz.

"Os computadores descartados são o nosso recurso de ensino mais desperdiçados".

"Eu criei um laboratório de informática, sem dinheiro, com softwares amigáveis e funcionais. Usei computadores reciclados e eles funcionam bem com software livre. Eu fiz tudo isso dedicando 4 horas semanais de trabalho".

"O que eu fiz pode ser reproduzido em qualquer escola que seja carente de recursos. Se sua escola deseja ter laboratórios de informática e de ensino de base tecnológica e você não dispõe de nenhum dinheiro , leia o meu artigo abaixo e adote o modelo.


fontes

Por: talentosemigual

2 comentários:

Hudson disse...

Legal o texto, mas no Brasil já é realizado este processo há 10 anos com ações do grupo Metareciclagem (http://metareciclagem.org), por exemplo açõesque realizei em Sorocaba, interior de São Paulo: http://www.youtube.com/watch?v=VHwzuwZTga8&feature=player_embedded e http://vimeo.com/user1660346 e

TutorFree disse...

Olá Hudson,
este foi apenas um exemplo. Pois aqui na cidade de Mauá (grande São Paulo) realizamos um trabalho... diria... semelhante num único projeto/setor da Prefeitura. Mantemos vivo o telecentro da cidade com máquinas doadas pelo BB e Software livre.
Seu projeto está de parabéns!
Faça um vídeo pro blog falando sobre seu projeto. que tal?

Postar um comentário

 

Copyright © TutorFree Design by Free CSS Templates | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger